FAQ
- PERGUNTAS FREQUENTES -
REPORTAGEM DE CASAMENTO:
Uma reportagem de casamento sublime exige uma cobertura fotográfica do dia na íntegra, que acompanhe e registe cada momento. Desde os preparativos da noiva e do noivo, até à cerimónia de casamento, a receção e a festa. E, claro, no decorrer do dia, faremos fotografias de grupo e também da vossa sessão de casal. 

GALERIA ONLINE:
Para vocês e os convidados: Em forma de resumo do vosso dia vão receber um link com uma galeria online que terá algumas das fotografias editadas. Desta forma, podem, junto com a vossa família e amigos, ter a oportunidade de admirar as fotografias todas as vezes que desejarem.

SESSÃO FOTOGRÁFICA DE NOIVADO:
Sessão feita antes do casamento, de forma informal e descontraída. Perfeita para nos conhecermos melhor, trocar opiniões, falar sobre o vosso dia e, principalmente, para vos habituar à presença da máquina.

SESSÃO DE CASAL:
"Ah pois e tal, não precisamos nada disso...". Desculpem que vos diga, mas não posso pactuar com isso pois tenho a certeza do que irão sentir no futuro: arrependimento.
Também sei que vão querer estar acompanhados dos vossos amigos e familiares mas, apesar disso, sobra sempre algum tempo para fazer as vossas fotos de casal. Por norma, aconselho cerca de 1h, partindo do princípio que não necessitamos de conduzir até aos locais escolhidos. Mas nunca será tanto tempo. No fundo, é o vosso casamento e vocês é que decidem!
Dito isto, devo informar que devem ter em conta que uma sessão curta nunca terá o mesmo resultado do que uma sessão onde podemos dispor de algum tempo. Na realidade, não gostaria de ficar a sentir que podíamos dedicar mais tempo à vossa sessão... quero que tenham os melhores momentos captados.

OS TEUS SERVIÇOS INCLUEM COBERTURA VÍDEO?
Não. Normalmente costumo trabalhar com o Tiago Cardoso (podem consultar o fantástico portfólio dele aqui: www.tiagocardoso.pt).
Mas tenho todo o prazer em apresentar-vos alguns nomes de colegas que também fazem maravilhosas cobertura vídeo. Com a mais valia que estamos habituados a trabalhar juntos num registo muito particular. Mas a decisão final é sempre vossa. Confiem!

É NECESSÁRIO RESERVAR O DIA DO CASAMENTO?
Quanto mais cedo melhor! Especialmente se o vosso casamento for num sábado, em plena época alta de verão que, por norma, é a altura mais requisitada do ano. Para saber se ainda estou disponível para a data que pretendem, basta entrar em contacto comigo, via email ou através do formulário de contacto.

O TEU SERVIÇO INCLUI SEGUNDO FOTÓGRAFO?
Geralmente trabalho sozinho. Mas é claro que um segundo fotógrafo profissional é possível para cada casamento. Na realidade, eu recomendo isso mesmo. Além de oferecer outra perspetiva do vosso casamento, serve também uma maior diversidade de imagens e motivos. Tendo como exemplo o caso do local dos preparativos da noiva ser distante da casa dos preparativos do noivo. Dessa forma, cada um dos fotógrafos poderá ficar no local e dedicar o melhor tempo possível a cada um dos momentos. A presença de dois fotógrafos significa, também, mais ângulos na cerimónia e duas mentes criativas.

QUANDO ESTÁS A TRABALHAR, TENS EM CONTA OS NOSSOS DESEJOS E IDEIAS?
Claro que sim! Terei todo o prazer e nem poderia ser de outra forma. As vossas ideias/sugestões são recebidas de bom grado. Se quiserem, podem trazer imagens que sirvam de exemplo para a nossa reunião. É muito importante perceber que tipo de fotografia gostam e desejam. Serão 3 mentes criativas a funcionar!

TIRAS FOTOS À DECORAÇÃO DO CASAMENTO?
Tudo depende da situação e do ambiente da celebração. Sabendo que, para alguns casais, a decoração é importante e, nalguns casos, foi até feita por eles, a minha sugestão é que me informem desse interesse para que dessa forma eu possa estar ciente e fazer essas fotografias.

SE CANCELARMOS O CASAMENTO, RECEBEREMOS O NOSSO DEPÓSITO DE VOLTA?
Infelizmente não. O vosso depósito é usado para reservar a data. Uma vez que reservei a data, não consigo/consegui aceitar outros clientes para a mesma data.

QUANTO TEMPO DEMORAS A ENTREGAR AS FOTOGRAFIAS?
Em média, recebem as fotografias no prazo máximo de 2 meses após o casamento. Querendo apenas salvaguardar que poderá depender muito do mês em que será celebrado o vosso casamento e do volume de trabalho que tenho para essa altura.

QUANTAS IMAGENS RECEBEMOS DO NOSSO CASAMENTO?
Depende da duração do dia, do número de locais envolvidos e do número de convidados. Mas entre 300 e 800 é a norma, dependendo, claro, de quanto tempo estive na cerimónia.

ENTREGAS TODAS AS FOTOGRAFIAS QUE TIRAS?
Não. Elimino as fotografias semelhantes, disparos de teste, fotografias desfocadas e fotografias em que as pessoas estejam com expressões faciais menos interessantes.

VAMOS TER AS FOTOGRAFIAS EM ALTA RESOLUÇÃO PARA PODERMOS IMPRIMIR E ATÉ DISTRIBUÍ-LAS PELOS NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES?
Sim, claro. Terão acesso as fotografias em alta resolução e devidamente tratadas para que lhes possam dar a utilidade que pretendem. Além disso, ainda vos preparo as mesmas fotografias, em baixa resolução, para que possam enviar para os convidados, distribuir nas redes sociais (facebook, instagram, e-mail, etc.) sem que percam tempo a redimensioná-las.

TEREMOS ACESSO AS FOTOGRAFIAS RAW?
Os ficheiros RAW são os negativos digitais dos fotógrafos e são a única coisa que nunca se entrega.

FAZES ÁLBUNS DIGITAIS?
Sim. O álbum standard tem as medidas 30cm X 40cm, com 30 páginas. O design é feito por mim e, depois de aprovado pelo cliente, avança para laboratório para se proceder a impressão. Para consulta de preços ou se pretenderem qualquer tipo de alteração basta entrar em contacto para mais informações.

NECESSITAS DE LUGAR PARA SENTAR NA RECEPÇÃO DO CASAMENTO? E ALIMENTAÇÃO?
Ao longo do dia, descansar não será uma prioridade. Mas sim, irei precisar de uma mesa, num local seguro, para que possa instalar o equipamento e comer alguma coisa. Tenham em conta que não necessitamos de comer o mesmo que um convidado, mas qualquer coisa ligeira serve. O que peço é que tenham em conta que devo comer ao mesmo tempo que a mesa principal para poder estar sempre pronto para disparar assim que começarem as atividades.

QUE ROUPA COSTUMAS USAR NOS CASAMENTOS?
Por norma, irei vestido de roupa prática para que possa trabalhar livremente. Se, no vosso caso, houver uma indumentária específica, por favor, mantenham-me informado antes do dia do casamento.

PODEMOS MARCAR UMA REUNIÃO PARA NOS CONHECERMOS MELHOR?
Claro que sim! Basta utilizar o formulário de contacto com a vossa informação. Mais tarde, entrarei em contacto para agendar uma data.
USO DAS FOTOGRAFIAS:
Têm absoluto direito de uso das fotos para vossa utilização privada. Se quiserem publicar fotos on-line ou nas redes sociais, agradecia que tivessem a amabilidade de referir o autor das fotografias: EMOÇÃO | Rui Miguel Pedrosa.
PUBLICAÇÃO DE IMAGENS: 
EMOÇÃO | Rui Miguel Pedrosa reserva-se o direito de usar as imagens no próprio marketing ou projetos próprios, como exposições, publicação de livros, materiais de marketing, portfólio, blog, página do Facebook, Instagram, cartões, folhetos, listas de preços, etc., a menos que seja acordado de outra forma no momento da reserva. No caso de haver alguma fotografia que achem não ser adequada para publicação, respeitarei a vossa privacidade! É importante para mim que se sintam felizes e respeitados.
ARQUIVO:
EMOÇÃO | Rui Miguel Pedrosa faz backup e preserva os arquivos de fotografias digitais por um período de um ano a partir da data de entrega, a menos que haja eventos imprevistos e fora de controlo.
Copyright © Emoção 2019 / 2020
A "EMOÇÃO" do vosso dia!